O governo da província de Hyogo divulgou os resultados de uma investigação interna após uma denúncia pública contra o governador Saito, que envolvia suspeitas de assédio moral e recebimento indevido de presentes. A investigação concluiu que não houve provas conclusivas de assédio, mas destacou medidas para prevenir problemas futuros.
Entre as ações anunciadas, estão: criação de um canal externo de denúncias, regras claras para recebimento de presentes e treinamentos para evitar assédio. O canal será gerenciado por um escritório de advocacia e estará disponível a partir de 16 de dezembro, aceitando denúncias anônimas ou identificadas.
As novas diretrizes proíbem o governador, vice-governador e funcionários de aceitarem itens como alimentos e lembranças de partes interessadas. Já o treinamento focará na criação de um ambiente de trabalho mais aberto e na prevenção de assédio moral.
O governador Saito afirmou: "Se algum funcionário se sentiu desconfortável com meu tom, peço desculpas. Pretendo melhorar o ambiente de trabalho por meio dos treinamentos".